SEGUNDA IGREJA BATISTA EM REALENGO (GILEADE)

      

 

 

      A segunda Igreja Batista (SIB) em Realengo, (também conhecida por Gileade) foi organizada em 30/04/1952, pela Primeira Igreja Batista (PIB) em Realengo. A Primeira igreja Batista, mantinha dois pontos de pregação. Um, na Rua Vieira de Araújo, na residência da irmã Jardelina Pereira Coutinho. Outro, na Rua Luíza Barata, na residência do irmão Antônio Viana SantanaAs duas congregações se fundiram para organizar a "Segunda Igreja Batista em Realengo". O culto de organização da Igreja foi realizado no templo da PIB em Realengo (Igreja Mãe). O primeiro Pastor da Igreja, foi o Pr. Dicomédes de Araujo Goes. 

 

        O Co-Pastor (que hoje chamamos de Vice Presidente)Foi o Pr. Aminadab Verçosa Barros. Com o falecimento do Pastor Dicomédes, em um acidente de moto, na Av. Brasil, o Pr. Aminadab, (que deixou a Presidência do BANCO DE BOSTON) assumiu a Presidência da SIB em Realengo. Ele pastoreou a SIB Realengo por 38 anos, permanecendo como pastor emérito por 05 anos.

 

          Com a organização da Segunda Igreja Batista, foi alugado um galpão no Jardim Novo Realengo. Ficava na Rua dos Aspirantes, que mudou o nome para Estrada dos Teixeiras e hoje Chama-se: Rua Pirpirituba. Nesse galpão, em épocas de chuvas, os irmãos assistiam aos cultos com seus chapéus abertos. O galpão alugado era de zinco e com muitas goteiras.

Alguns anos depois, a Igreja comprou um terreno na Rua Guaraci - 55, onde em regime de mutirão, foi construído o Templo. Primeiramente onde está hoje o batistério e mais um pequeno espaço.

 

           Há mais ou  menos quarenta e dois anosfoi construído o novo templo,onde a primeira EBD, foi realizada com o taipá da laje no local. Há alguns anos aconteceu a reforma que contemplamos hoje, inclusive com a construção da faixada, a dois anos atrás. O Coral da Igreja e a Sociedade de Senhoras (hoje MCA, Mulher Cristã em Ação), são mais antigos que a própria igreja, pois foram organizados no tempo de congregação. A SIB em Realengo contemplava no seu organograma, todas as organizações da Convenção Batista Brasileira. (Ministério Diaconal), MCA-Mulher Cristã em Ação, (Senhoras) JCA-Jovens Cristã em Ação, (moças), GAM-Grupo de Ação Missionária (rapazes), ER - Embaixadores do Rei (meninos), MR-Mensageiras do Rei (meninas) e SC - Sociedade de Crianças). Com dois anos de organizada (em 1954), a Igreja consagrou os seus primeiros quatro diáconos (Rafael Vargas da Silva, Manoel Lopes Cardoso Filho, Joaquim de Almeida e Pedro Pascoal). Posteriormente, com outras consagrações e irmãos recebidos por Carta Demissória, a igreja chegou a ter 12 (doze) diáconos. 

 

            Nos anos 1960, em uma grande extensão de terra que começava no final da Rua General Azeredo até a Estrada dos macacos (hoje Estrada Manoel Nogueira de Sá) foi criado um loteamento que recebeu o nome Jardim Novo RealengoNovos moradores crentes, vindos de vários locais,optavam pela PIB Realengo, (Igreja Mãe) ou pela SIB Realengo. E assim a igreja recebeu vários membros de diferentes locais do Rio de Janeiro. A SIB em  Realengo, comprou um terreno nesse loteamento,no Jardim Novo. Ali abriu uma congregação e logo depois foi organizada uma Igreja. Hoje Igreja Batista do Jardim Novo Realengo. Sendo esta, em 64 anosa única igreja filha, da SIB Realengo. No ano 2002 a SIB em Realengo, passou a ser conhecida como: GILEADE. Mas, a razão social e o CNPJ continuam os mesmos.

 

                                                                                                                                                        Diácono Orlandino Lopes Cardoso.